A
TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO
Crianças
com deficiência inclusas no ensino regular da rede municipal de
educação de Ponta Grossa se utilizam de ferramentas tecnológicas
nas Salas de Recursos Multifuncionais para desenvolver suas
habilidades e aprender o conteúdo da sala
de aula.
Uma
criança surda
se alfabetiza utilizando os mesmos recursos que uma criança ouvinte?
A
resposta a esta pergunta é obvia: não. Hoje
em dia é raro quem nunca tenha visto surdos conversando usando
a
linguagem de sinais (LIBRAS) e não saiba do direito que eles têm a
um intérprete em sala de aula.
Assim
como a surdez, outras deficiências exigem uma adaptação de
recursos didáticos para possibilitar a aprendizagem do aluno. Nesse
sentido, a tecnologia
tem
exercido um papel determinante tanto na aprendizagem, quanto na
inclusão desse aluno nas turmas regulares.
O
uso de vocalizadores por alunos com prejuízos no
aparelho
fonador
em
decorrência de Paralisia Cerebral, Autismo e Síndrome de Down, é
um exemplo da tecnologia a favor da inclusão.
É
um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a
comunicação das pessoas em seu dia a dia. Através dele, seu
usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma
mensagem adequada pré-gravada. O
conteúdo gravado em cada célula é reconhecido através de figuras
ou textos aplicados em pranchas de comunicação que ficam sobre as
teclas. Quando a tecla de cada figura ou texto é pressionada, sua
mensagem pré-gravada é imediatamente reproduzida e com volume
ajustável.
A
maioria dos vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a
capacidade de gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se
vocalizadores de apenas uma mensagem enquanto outros podem gravar
centenas delas. Outra variável é o tempo total de gravação
normalmente distribuído entre as teclas de mensagem oferecidas no
equipamento. Este
recurso está disponível na Sala de Recursos Multifuncionais e nela,
o aluno aprende a utilizar tal ferramenta como recurso de
comunicação.
Quase
todas
escolas municipais contam
com uma sala de recursos multifuncionais onde o atendimento
educacional especializado é ofertado. As escolas que não dispõem
de tal sala, encaminham os alunos inclusos laudados para o
atendimento especializado em outra escola mais próxima.
A
evolução das tecnologias permite cada vez mais a inclusão
de crianças especiais nas escolas, facilitando todo o seu processo
educacional. A Educação
Especial
se
desenvolve
em torno da igualdade de oportunidades, onde
todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, têm
direito garantido
a
uma educação de qualidade que responda às suas necessidades
e
nesse contexto, o uso das tecnologias ajuda a validar esse direito.
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